sns-container
SNS-Print

Já são mais de 110 postos a funcionar em juntas de freguesia.

Marcar uma consulta ou exame, renovar receitas de medicamentos, tirar o certificado digital covid ou ser avaliado numa teleconsulta, sem ter que fazer quilómetros até ao centro de saúde. Agora já é possível através dos balcões SNS24, instalados nos edifícios das juntas de freguesia.

Os primeiros balcões abriram em dezembro de 2020 e, em menos de um ano, são já 110 no país, 95 dos quais no Norte, espalhados por 17 municípios. Há dez no Centro e cinco em Lisboa e Vale do Tejo. Todos os mesmos surgem novos postos e o objetivo é que continuem a aumentar.

Este serviço permite descongestionar serviços e evitar deslocações desnecessárias, transferindo para as juntas de freguesia as competências dos centros de saúde.

A iniciativa veio melhorar o acesso aos serviços de saúde digitais e resulta da criação de uma rede de parcerias, entre municípios, juntas de freguesia, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e Administrações Regionais de Saúde (ARS). Com colaboradores devidamente habilitados, os balcões SNS 24 prestam apoio assistido ao cidadão, sobretudo a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma eficiente e mais próxima dos cidadãos.

Com o objetivo de servir melhor o cidadão, facilitar a prestação de serviços de forma remota e promover a literacia digital em saúde, traduz-se numa mais-valia para os utentes.

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, realça que este “é um serviço que se enquadra nas prioridades da SPMS no que respeita à promoção da telessaúde”, salientando a importância de existirem mais unidades do SNS 24 Balcão no país, serviço “pensado a olhar para lá da situação da Covid-19”.

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023
Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023