
3.ª dose da vacina contra a Covid-19 administrada a 123 mil pessoas.
Portugal já tem 85,7% da população com a vacinação primária completa contra a Covid-19, sendo que o número de pessoas com terceira dose ou dose adicional atingiu as 123 mil, de acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
No que respeita à vacinação contra a gripe, cuja segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começou a 18 de outubro, para quem tem 65 anos ou mais, conta atualmente com 279 mil vacinas administradas.
De acordo com a DGS, os utentes vão ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe ( se não forem elegíveis para Covid-19 ).
O agendamento será automático, no entanto, “poderá haver casos, porém, em que sejam chamados doentes abaixo da faixa que se encontra aberta por já cumprirem todos os critérios de elegibilidade e para não atrasar o processo”, lê-se no documento que faz o ponto de situação do processo de administração de vacinas em Portugal.
“O autoagendamento das vacinas contra a gripe e terceira dose da vacina contra a Covid-19, será possível acima dos 80 anos a partir de 26 de outubro, no Portal Covid-19, do Ministério da Saúde,” no entanto a DGS adianta que o ritmo de vacinação, tanto da gripe como da terceira dose da Covid-19, está previsto acelerar em novembro, altura em que a quantidade de doses disponíveis deverá aumentar.
Para saber mais, consulte: