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Serviço integrado na linha telefónica do SNS 24 atendeu 112 mil chamadas

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS recebeu 112 mil chamadas desde que foi criada no início da pandemia de Covid-19, revelou o Presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro.

O serviço de aconselhamento psicológico, que está integrado na linha telefónica do SNS 24 (808 24 24 24), foi criado no dia 1 de abril de 2020, tendo em conta a prioridade atribuída à saúde mental na pandemia, e desde então recebeu 112 mil chamadas, das quais 8 mil de profissionais de saúde.

Para Luís Goes Pinheiro , a criação da linha foi “crucial”, explicando que março e abril de 2020 foram meses em que “havia muita incerteza, muita ansiedade e muitas dúvidas” relativamente ao presente e ao futuro decorrentes do medo da doença e do confinamento que “foi violentíssimo para as pessoas”.

Por isso, acrescentou, foi fundamental disponibilizar este serviço, que contou com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da Fundação Calouste Gulbenkian, e ter “uma voz” que pudesse dar tranquilidade e apoio às pessoas mais fragilizadas.

A linha de aconselhamento psicológico, que está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e que conta com 50 a 100 profissionais, um número que vai variando conforme a procura do serviço, enquadra-se na estratégia nacional de saúde mental.

Visite:

SNS 24- Aconselhamento psicológico no SNS 24

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