sns-container
SNS-Print

Mais de 8,7 milhões de certificados emitidos em quatro meses.

Mais de 8,7 milhões certificados digitais de vacinação, testagem e recuperação da Covid-19 foram emitidos em quatro meses pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Desde 16 de junho, data em que o certificado digital Covid da UE começou a ser emitido em Portugal, até 19 de outubro foram emitidos 8.786.955 certificados, dos quais 8.264.017 são de vacinação, 267.235 de testagem e 255.703 de recuperação.

Atualmente, o documento é necessário em Portugal para entrar num bar ou numa discoteca, para visitar idosos em lares ou pessoas internadas em hospitais, para viajar e para eventos para salas com mais de 1.000 pessoas ou 5.000 no exterior. Também têm a função de tranquilizar as pessoas, além de ter dado «um contributo decisivo» para uma maior liberdade: «A vacinação foi crucial e o certificado é que atesta isso» afirmou o Presidente da SPMS, Luis Goes Pinheiro.

O responsável apelou ainda aos portugueses para estarem atentos à data de validade do certificado de vacinação, que é de 180 dias, e que procedam à sua renovação na aplicação móvel SNS24, no portal do SNS24 ou nos Espaços Cidadão.

«A app SNS24 é um dos veículos que nós pretendemos que venham a ser preferenciais na relação com o cidadão, pela sua simplicidade, e por concentrar no mesmo ponto o que é importante para as pessoas na sua relação com o SNS», afirmou, avançando que «nos próximos quatro trimestres haverá novidades a um ritmo muito acelerado» nesta aplicação.

Com a pandemia, salientou, o centro de contacto (808 24 24 24) ganhou uma maior notoriedade e as pessoas foram sentindo que era «uma porta sempre aberta para si».

«Tanto é que 2021 já é o ano com mais chamadas atendidas no SNS. Estamos a falar de mais de 4.350.000», realçou, referindo também que o serviço passou cerca de 1,3 milhões de requisições de testes de diagnóstico à Covid-19.

O responsável disse que quando a pandemia começou, há mais de um ano, o SNS 24 recebia «cerca de metade [das chamadas], portanto, já é muito relevante o número de pessoas que usam o SNS 24».

Devido à notoriedade que a marca alcançou, a SPMS decidiram estendê-la a todos os outros canais de acesso, digitais e presencias, para facilitar a vida aos utentes.

Foi criada a aplicação móvel SNS24, por transformação da antiga app MySNScarteira, e o portal SNS 24, que já existia, mas que passou a ser «o principal portal de prestação de serviços do SNS».

Foram também criados os balcões SNS 24, unidades que funcionam, por exemplo, nas juntas de freguesia e que se destinam a apoiar pessoas que têm «muita dificuldade» em usar sistemas de informação.

Já foram abertos 111 balcões e irão abrir mais até ao final do ano, sendo o objetivo estender estas unidades a todo o país, avançou Luís Goes Pinheiro.

Atualmente, existem na área de influência das Administrações Regionais de Saúde do Norte, do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, mas o responsável adiantou que o objetivo é também chegar ao Alentejo e o Algarve e que «o país esteja cheio de pontinhos verdes com o símbolo do SNS 24».

Voltar

Últimas Notícias

Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023
Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023