
Secretário de Estado da Saúde presente na cerimónia que assinala a criação do Laboratório.
Foi assinalada, na passada sexta-feira, a criação do Laboratório Nacional do Medicamento, tendo a cerimónia contado com a presença do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, do Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.
A criação deste laboratório insere-se numa aposta na produção nacional no sector do medicamento, garantindo a produção estratégica de medicamentos essenciais, suprindo as necessidades não cobertas pela indústria farmacêutica e permitindo, ainda, o incremento do desenvolvimento económico. Insere-se, também, na promoção do sistema científico e tecnológico nacional no sector do medicamento, incentivando a investigação pública e a inovação terapêutica.

Atualmente, já produz, entre outros, medicamentos órfãos para doenças raras e alguns medicamentos abandonados pela indústria farmacêutica, bem como metadona, que é utilizada em programas de substituição de dependências ou de antídotos para a prática militar e civil.
Outra das tarefas do laboratório será a criação de uma reserva estratégica do medicamento trabalhada em estreita ligação com o Ministério da Saúde e o Infarmed.