sns-container
SNS-Print

Nova área já se encontra a funcionar no Hospital de Penafiel.

O Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) está já a funcionar nas novas instalações do Hospital Padre Américo, em Penafiel, garantindo uma maior capacidade de resposta, mais qualidade e segurança para profissionais e utentes.

Com um investimento de aproximadamente 1 milhão de euros, a ampliação da área dedicada à Pneumologia trouxe melhorias aos dois sectores técnicos mais importantes – a Unidade de Broncologia e Técnicas e a Unidade de Função Respiratória.

No novo espaço de Pneumologia é possível, agora, ter em proximidade os gabinetes de consulta externa e todas as salas de exames complementares que antes se encontravam em áreas diferentes e afastadas. Trata-se de uma melhoria significativa, que evita a necessidade de deslocações a outros espaços do hospital.

Com mais gabinetes e equipamentos para as provas de Função Respiratória, a capacidade de resposta será maior, bem como será possível retomar alguns exames que estavam suspensos pelo contexto Covid-19, dadas as exigências específicas de um doente por sala.

Passa também agora a existir uma sala de exames para os doentes de idade pediátrica e, assim, retoma-se a resposta ao Serviço de Pediatria que teve que ser suspensa no contexto pandémico.

Nos exames de Broncoscopia, a sala das novas instalações é agora mais espaçosa e tem sala anexa para recuperação do doente.

Ficam ainda criadas condições para estudos mais diferenciados do sono, ou seja, estudos tipo 1, nos quais o doente poderá passar a fazê-lo no CHTS, com internamento de uma noite, em vez de ir a uma entidade externa e fora da região.

A pneumologia foi alvo de muitas alterações nos últimos anos, sempre no sentido de aumentar a resposta às populações, com mais recursos humanos e com a perspetiva de se poder ter em breve idoneidade formativa para jovens médicos da especialidade.

O esforço e empenho dos profissionais do CHTS permitiu a quase total eliminação de listas de espera para consulta e espera-se que gradualmente também se consiga acesso ainda mais facilitado aos meios complementares de diagnóstico necessários.

Para saber mais, consulte:

CHTS – http://www.chts.min-saude.pt/

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Santarém e IP Santarém assinam protocolo de cooperação
26/11/2021
Aprovado diploma que reforça as respostas de cuidados continuados.
26/11/2021
Ministra da Saúde inaugurou o novo acelerador linear.
26/11/2021