Resposta Sazonal em Saúde
sns-container
SNS-Print

Ministra da Saúde participa em encontro científico, no Porto.

No dia 14 de outubro, a Ministra da Saúde marcou presença no encontro científico CMIN Summit ’21, dedicado ao tema “Nascer e Crescer Saudável no século XXI”. A organização do Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN) decorreu no Porto.

Na sessão de abertura, Marta Temido começou por destacar a diminuição da mortalidade infantil em Portugal nas últimas 2 décadas, evidenciando que em 2000 ocorriam 5,5 óbitos por 1000 nados vivos versus 2,4 óbitos por 1000 nados vivos em 2020. “Esta é a taxa mais baixa de sempre”, disse, o que faz de Portugal “um dos países com uma das mais baixas taxas de mortalidade infantil do mundo”.

O painel dedicado aos desafios de “Nascer e Crescer Saudável” contou com a participação de Hélder Pacheco, professor de História Social e Cultural do Porto, de Henrique Barros, médico e docente da Faculdade de Medicina do Porto, e da eurodeputada Chrysoula Zacharopoulou, através de gravação vídeo.

Nas mensagens finais, a Ministra da Saúde evidenciou que “o debate deixou bem claro a importância dos determinantes em saúde, a par de um sistema de saúde que contribui para estes resultados”.

Marta Temido frisou ainda que para além do contributo dos serviços de saúde, nascer e crescer saudável obriga ainda a considerar os desafios associados a doenças como a obesidade infantil e problemas de saúde oral, mental, visual e auditiva. Para Marta Temido, não basta termos mais crianças, “têm de ser mais saudáveis”.

Voltar

Últimas Notícias

O Ministro da Saúde e a Secretária de Estado da Promoção da Saúde reuniram-se com profissionais e dirigentes
07/06/2023
Margarida Tavares prestou esclarecimentos sobre resposta às dependências e juntas médicas
07/06/2023
Nove CRI contratualizados no Hospital de Vila Franca de Xira.
07/06/2023