sns-container
SNS-Print
CHSJ_Porto651

Capacete médico com ventilação permite segurança em cirurgias.

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) desenvolveu, em colaboração com o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, um capacete médico que, com ventilação, permite «trabalhar com segurança e conforto» em intervenções cirúrgicas em que há riscos associados a agentes infeciosos ou desconhecidos.

A ideia de desenvolver um dispositivo médico que permitisse «trabalhar com segurança, com a cara destapada e em condições Covid-19 com o mínimo de conforto», partiu do médico ortopedista do CHUSJ, Francisco Serdoura.

«No início da pandemia da Covid-19 tivemos a perceção da dificuldade de aquisição de equipamentos de proteção individual e das condições em que, de facto, os profissionais trabalhavam com máscaras e óculos», afirmou o clínico.

Francisco Serdoura lançou o repto ao CEiiA, sediado em Matosinhos, para que trabalhassem juntos no desenvolvimento de uma solução: um capacete médico. Um ano e meio depois surge o protótipo deste capacete que, além da proteção, segurança e conforto, incorpora um sistema de ventilação.

«O equipamento permite que a pessoa tenha ventilação, seja no bloco operatório, seja em Unidades de Cuidados Intensivos», esclareceu o médico. Foram ainda incluídos mecanismos que poderão vir a permitir, por exemplo, «a comunicação entre equipa, a conectividade de uma série de equipamentos e a evolução do capacete para apoio de realidade virtual».

Em processo de validação e certificação, o capacete médico terá utilização no combate à pandemia da Covid-19, mas também «noutras circunstâncias em que é necessária a proteção individual» dos profissionais de saúde.

O capacete médico é um dos projetos já em curso do 4LifeLAB, um laboratório colaborativo, recentemente aprovado, que pretende posicionar Portugal nas cadeias de valor globais dos mercados de saúde.

O laboratório colaborativo vai ficar sediado no Hospital de São João e tem como parceiros o CHUSJ, o CEiiA, o Centro Clínico Académico, o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho, Fraunhofer AICOS, TMG, WiseHS e FioCruz (Brasil).

Voltar

Últimas Notícias

HDS disponibiliza especialidade que se dedica às doenças alérgicas e das doenças do sistema imunitário.
06/12/2023
Secretário de Estado encerrou sessão de lançamento de linha de investimento.
06/12/2023
Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023