
Avanço na vacinação reduziu a zero incidência em profissionais.
Um estudo realizado pelo Serviço de Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) revela que o avanço na vacinação dos profissionais do CHMT teve ligação direta com a diminuição da incidência da infeção por Sars-Cov2 nos profissionais.
De acordo com comunicado do CHMT, à medida que foi avançando a percentagem de vacinados, o número de casos de profissionais com Covid-19 diminuiu até ao valor de zero, tendo deixado de haver casos na 7.ª semana de 2021, altura em que 70,40% dos profissionais do CHMT tinham o esquema vacinal completo.
Segundo o estudo, o pico de incidência de profissionais infetados com SARS-CoV-2 deu-se entre a última semana de 2020 e as primeiras duas semanas de 2021.
A vacinação com a primeira dose no CHMT teve início na última semana de 2020 e a 31 dezembro a cobertura vacinal já se estendia 28,84% dos trabalhadores.
Na terceira semana de 2021, a cobertura vacinal com a primeira dose da vacina estendia-se a 56,93% dos profissionais e 23,5% dos mesmos já tinham tomado a segunda dose da vacina (esquema vacinal completo). Nesta semana registou-se uma quebra de aproximadamente 40% de infeções.
Na sétima semana de 2021, a cobertura vacinal com a primeira dose da vacina estendia-se a 74,56% dos profissionais, sendo que 70,40% já tem o esquema vacinal completo. Nesta semana o CHMT deixou de ter casos de Covid-19 com nexo causal a exposição laboral.
Para saber mais, consulte:
CHTM > Notícias