
CHUC com dois novos aceleradores lineares, um investimento de 7 M€.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) já começou a realizar tratamentos de radioterapia com o primeiro de dois novos aceleradores lineares, um investimento de sete milhões de euros (M€) que vem reforçar a capacidade assistencial do Serviço Nacional de Saúde.
Em comunicado, o CHUC explica que estas aquisições vêm dar «continuidade ao projeto de remodelação e modernização do Serviço de Radioterapia, permitindo o acesso a tratamentos através das técnicas atualmente recomendadas, nomeadamente imagem guiada, intensidade modulada, arcoterapia com intensidade modulada e técnicas de sincronização com base no ciclo respiratório do doente».
De acordo com o documento, os novos aceleradores lineares «potenciam a capacidade destes tratamentos com uma diminuição dos seus efeitos secundários para o utente».
O Serviço de Radioterapia trata diariamente cerca de uma centena de doentes provenientes da região centro, sendo responsável pelo tratamento de quase metade dos doentes oncológicos sujeitos a radioterapia na região.
Para saber mais, consulte: