sns-container
SNS-Print

Centros na área da cirurgia oncológica com certificação revalidada.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) obteve a revalidação da certificação do Centro de Referência de Tratamento de Cancro do Reto e do Centro de Referência de Cancro Hepatobilio/Pancreático.

A certificação é emitida pela Direção-Geral da Saúde, de acordo com o modelo ACSA, e visa aferir e atestar a qualidade das organizações prestadoras de cuidados de saúde e promover o seu empenho voluntário na melhoria contínua, consolidando a cultura de qualidade e segurança que se pretende generalizada a todo o Serviço Nacional de Saúde.

Estes dois centros, que se caracterizam pela existência de grupos multidisciplinares dedicados especificamente ao tratamento de patologias oncológicas do reto e do pâncreas e das vias biliares, envolvem e integram várias especialidades com vista à prestação de cuidados altamente diferenciados.

«Esta revalidação representa o reconhecimento do empenho dos profissionais na qualidade organizativa e da prática clínica, sendo um fator muito relevante para a confiança dos cidadãos nestes dois Centros de Referência do HFF», refere Alexandra Ferreira, vogal do Conselho de Administração da instituição.

Para o diretor do serviço de Cirurgia Geral do HFF, onde se integram estes dois centros, «o diagnóstico, estadiamento e tratamento destes cancros são tarefas de grande complexidade, exigindo uma elevada diferenciação das equipas de profissionais de saúde que tratam os doentes com estas patologias».

Os centros de Referência são alvo de permanente avaliação e monitorização pelos respetivos responsáveis locais, mas também pelas entidades nacionais que acompanham o cumprimento dos indicadores de processo, estrutura e resultados.

Estes centros de referência garantem uma avaliação nos primeiros cinco dias após a solicitação da consulta, independentemente do número de doentes já programados. Proporcionam o diagnóstico e tratamento nas várias áreas das patologias referidas, nomeadamente as diversas consultas diagnósticas e pré-operatórias, os tratamentos cirúrgicos e oncológicos necessários, procurando garantir os melhores resultados para os doentes.

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023
Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023