
António Lacerda Sales inaugurou nova unidade, em Lousada.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde esteve esta segunda-feira no Vale do Sousa, onde inaugurou as novas instalações da Unidade de Saúde de Lustosa, em Lousada, e visitou o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em Penafiel.
Em Lousada, o governante afirmou que as instalações da nova unidade de saúde, que representam um investimento de 318 mil euros, «eram há muito desejadas pela população de Lustosa» e permitem «resolver as insuficiências e disfuncionalidades existentes, proporcionando condições adequadas à prestação de cuidados de saúde e capacidade de resposta às necessidades da população».

De acordo com o Secretário de Estado, «o investimento efetuado é fundamental não só para a melhoria do acesso, mas também das condições assistenciais, da qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, para o aumento da satisfação dos seus utilizadores e dos seus profissionais».
Para Lacerda Sales, a pandemia de Covid-19 colocou o Serviço Nacional de Saúde (SNS) à prova, mas conseguiu mostrar a sua «vitalidade, robustez e energia para prestar os cuidados de saúde necessários», o que só foi possível «graças ao empenho e ao sacrifício pessoal da grande força do SNS: os seus profissionais», a quem «o Governo está inteiramente grato.»

«Não podemos seguir outro caminho que não seja o da recuperação. A recuperação da atividade assistencial. A recuperação do nosso país. E é nisso que estamos empenhamos» referiu na sua intervenção.
«Entre outras aprendizagens, a pandemia demonstrou-nos o papel central que os cuidados de saúde primários assumem no seio de uma comunidade», que o governante afirmou serem «a porta de entrada das pessoas no sistema público de saúde.»
Já no CHTS, em Penafiel, António Lacerda Sales visitou as novas instalações da maternidade e a Clínica APIC, a unidade de admissão centralizada de doentes para cirurgia convencional programada que representa um valor acrescentado para doentes e profissionais.
O Secretário de Estado passou ainda pelo Serviço de Urgência e pelas obras das novas instalações de Pneumologia e de Nefrologia que vão permitir mais respostas à população nestas duas especialidades. Teve ainda oportunidade de ver a evolução do projeto de eficiência energética, financiado pelo POSEUR, e que vai transformar o edifício do hospital numa das unidades mais modernas da região.