
Iniciativa tem como objetivo promover convívio e contacto com a natureza.
O Centro de Desenvolvimento Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) encontra-se a realizar, entre 2 e 6 de agosto, a «Semana de Verão», na Quinta da Calma, em Almancil.
Esta iniciativa tem como objetivo proporcionar um maior contacto com a natureza e o convívio fora do ambiente hospitalar e destina-se a crianças com idades entre os 5 e os 7 anos, seguidas na consulta do Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA.
De acordo com a coordenadora do Centro de Desenvolvimento Pediátrico, a neuropediatra Carla Mendonça, este centro «pretende fomentar soluções que minimizem as dificuldades sentidas pelas crianças com patologia do desenvolvimento e seus familiares», sendo que «muitas destas crianças têm poucas oportunidades de integração no tecido social de acordo com as suas especificidades e são muitas vezes confrontadas com uma realidade de exclusão, que pode levar a frustração e sentimentos de abandono».
No sentido de dar resposta às famílias, que veem reduzidos os seus apoios no período de encerramento dos estabelecimentos de ensino, o Centro de Desenvolvimento Pediátrico criou este projeto-piloto gratuito com «o objetivo de promover o bem-estar e facilitar a interação de crianças e jovens com necessidades específicas durante o período de férias escolares, tendo em conta a pouca oferta de atividades para esta população no verão».
Assim, e durante esta semana, as dez crianças são acompanhadas por uma educadora de infância, uma enfermeira, uma auxiliar da ação médica e uma terapeuta ocupacional do CHUA e cinco voluntários.
Na Quinta da Calma, as crianças têm oportunidade de estabelecer «contacto direto com a natureza e com os pares, fazendo uso de ferramentas que convidam ao desenvolvimento humano, tais como a meditação, o yoga, a música, o canto, a dança, o movimento, as artes plásticas e domésticas, a expressão artística, a horticultura, caminhadas na natureza e contacto com animais».
Ao longo da semana, os pais também serão convidados a participar, com vista a partilhar experiências e encontrar estratégias que ajudem a potencializar a harmonia familiar e identificar mecanismos para o melhor desenvolvimento das crianças.
Para saber mais, consulte:
CHUA > Notícias