sns-container
SNS-Print

As novas medidas acompanham o ritmo esperado do plano de vacinação.

O Governo anunciou hoje as novas etapas do controlo da pandemia deixando de aplicar medidas diferenciadas em função da situação de cada concelho já a partir do próximo domingo, dia 1 de agosto, data em que arranca a primeira fase deste novo plano, constituído por três fases consoante o ritmo esperado do plano de vacinação contra a covid-19.

“Eliminaremos genericamente as limitações horárias às atividades, e portanto quer o comércio, quer a restauração, quer os espetáculos, poderão retomar os seus horários normais, com uma limitação geral de tudo estar encerrado às duas da manhã”, informou o Primeiro-Ministro, após a reunião do Conselho de Ministros.

A esta eliminação das limitações alia-se a “utilização intensiva” do certificado digital ou dos testes negativos, que se mantêm necessários para entrar nos espaços fechados dos restaurantes aos fins de semana e feriados, bem como para aceder a alojamentos turísticos, explicou António Costa.

1ª fase – 1 de agosto

  • Fim das restrições de horários no comércio e restauração, mantendo-se a obrigatoriedade de uso de certificado digital em espaços interiores aos feriados e fins-de-semana.
  • O teletrabalho passará de obrigatório a recomendado em todas as atividades em que seja possível;
  • Os eventos desportivos vão poder contar com adeptos nas bancadas;
  • Possibilidade de realização de casamentos e batizados com uma lotação de 50%;
  • Início de atividade de equipamentos de diversão, como carrosséis e jogos itinerantes

2ª fase – setembro
A segunda fase desta nova etapa do processo de desconfinamento está prevista para setembro, quando se espera que 70% da população portuguesa tenha a vacinação contra a covid-19 completa. A partir desta data deixará de ser obrigatória a utilização de máscara na via pública.

3ª Fase – outubro
Com cerca de 85% da população em Portugal vacinada contra a covid-19, entrará em vigor a terceira fase do novo plano de desconfinamento. A partir desta data os espetáculos culturais poderão ter lotação completa. Também os bares e discotecas podem reabrir em outubro para clientes com certificado de vacinação contra a covid-19 ou de recuperação da doença ou com teste negativo.

Para mais informações, consulte:

Controlar a Pandemia – 29 de julho de 2021

Voltar

Últimas Notícias

Diretor da OMS Europa tece elogios pelo trabalho efetuado na vacinação
18/10/2021
HFF organiza Webinar sobre “Outubro Rosa”.
18/10/2021
Nova área já se encontra a funcionar no Hospital de Penafiel.
18/10/2021