
Ministra da Saúde preside o Conselho de Ministros da Saúde.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, preside esta terça-feira ao Conselho de Ministros da Saúde da União Europeia (EPSCO – Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores), a partir do Luxemburgo.
“A reunião de hoje tem uma agenda extensa e reveladora daquilo do que foi o trabalho conjunto realizado ao longo destes meses”, afirmou a Ministra da Saúde, na declaração inicial do encontro.
“Entre os tópicos da agenda, gostava de sublinhar sobretudo o ponto de situação Covid, que contará com intervenções e pontos de situação do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e da Agência Europeia do Medicamento e no qual será enquadrada também uma troca de pontos de vista dos estados-membros sobre o aquilo que são ainda os desafios da implementação do Certificado Digital COVID da União Europeia”, destacou Marta Temido.
Após uma troca de informação relativa também ao estado atual da pandemia e evolução dos planos de vacinação nos vários Estados-Membros, seguiu-se a discussão sobre o pacote “União Europeia da Saúde”, começando pelo reforço do papel da Agência Europeia do Medicamento em matéria de preparação e gestão de crises.
“Esta proposta visa contribuir para que haja um quadro mais claro para as atividades a desenvolver pela Agência na fase de preparação e durante as emergências de saúde pública e outros eventos importantes, a fim de reforçar a capacidade da União para reagir de forma rápida, eficiente e coordenada a essas emergências”, sublinhou a Ministra da Saúde.
“Saudamos o trabalho feito neste dossier pela presidência portuguesa”, enalteceu ainda Stella Kyriakides, Comissária Europeia da Saúde e Segurança dos Alimentos.
A Presidência fará, também, um ponto da situação das negociações interinstitucionais sobre a proposta relativa à avaliação das tecnologias da saúde, antes de passar à aprovação das Conclusões do Conselho relativas ao acesso a medicamentos e dispositivos médicos.
Para saber mais, consulte:
Conselho da União Europeia > Conselho (Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores) 15 de junho