sns-container
SNS-Print

Centro Hospitalar de Leiria disponibiliza nova consulta de psiquiatria.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) está a disponibilizar uma consulta de psiquiatria para acompanhamento de doentes que estiveram internados com a infeção SARS-CoV-2 e que possam sofrer de patologia mental.

A funcionar desde sexta-feira, a nova consulta semanal permite a avaliação diagnóstica e respetivo tratamento de doentes que tiveram alta de internamento em serviços do CHL por Covid-19 e nos quais se suspeite de eventual patologia psiquiátrica decorrente dessa infeção.

“Tendo o serviço de Medicina Interna organizado uma resposta de seguimento aos doentes covid-19 internados, rapidamente se aperceberam das importantes complicações psiquiátricas presentes numa percentagem significativa desses doentes, o que desafiou o nosso serviço a estruturar a melhor intervenção junto desta população”, adianta o Diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL, Cláudio Laureano, através de comunicado.

De acordo com Cláudio Laureano, “dado o impacto negativo da doença Covid-19 na saúde mental dos doentes, é importante um rastreio para identificar doentes acometidos por doença mental pós-Covid e a adequada intervenção e seguimento da área da Psiquiatria e Saúde Mental”.

Além das complicações médicas (respiratórias, trombóticas, neurológicas e outras) que a Covid-19 provoca, verifica-se também o desenvolvimento de “patologia mental causadora de disfunção, perda de autonomia e sofrimento psíquico muito significativo”.

Segundo o CHL, vários estudos com diferentes populações mostram que uma percentagem significativa de doentes internados por Covid-19 desenvolvem “o que pode ser designado por síndrome pós-covid”, que se caracteriza por ansiedade, depressão, perturbações do sono e quadros do tipo Perturbação de Stress Pós-Traumático, a que acrescem a fadiga e a perda de autonomia.

Visite:

CHL > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023