
Mais de um milhão de pessoas já agendou a toma da vacina contra a covid-19
Mais de um milhão de pessoas já fez o pedido de marcação para tomar a vacina contra a covid-19 na plataforma de autoagendamento, revelou hoje o coordenador da task force do plano de vacinação contra a covid-19.
“O autoagendamento é uma coisa essencial porque já permitiu agendar mais de um milhão de pessoas e um milhão de pessoas agendadas manualmente é um esforço gigantesco”, afirmou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo após a visita ao centro de vacinação de Monte Abraão, no concelho de Sintra.
Gouveia e Melo adiantou que, apesar de o autoagendamento sofrer “muitas vezes” de problemas informáticos que vão sendo resolvidos, a plataforma permitiu “retirar o agendamento manual que foi necessário no início porque eram pessoas muito idosas e infoexcluídas”. Ao substituir-se esse método por “um agendamento mais automático e mais rápido”, está a libertar-se recursos humanos que são necessários para o processo de vacinação, declarou.
Desde que se iniciou o plano de vacinação, em 27 de dezembro de 2020, Portugal já recebeu 7.263.540 vacinas, tendo sido distribuídas pelos postos de vacinação do país e pelas duas regiões autónomas 6.299.315 doses, segundo o último relatório semanal da vacinação da Direção-Geral da Saúde.