sns-container
SNS-Print

Plano para prevenir e minimizar efeitos negativos do calor já está em vigor.

O «Plano de contingência saúde sazonal – Módulo verão 2021», que e apresenta orientações estratégicas e referenciais que permitem comunicar o risco e sua gestão à população e aos parceiros do setor da saúde já se encontra disponível.

O documento divulgado pela Direção-Geral da Saúde reforça a necessidade de todos os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) implementarem Planos de Contingência de nível local e regional.

Com base na informação disponível a nível nacional, regional e local, as administrações regionais de saúde e as instituições do SNS devem organizar-se, em cada momento, antecipando as necessidades de resposta face à procura (aumento da procura ou procura diferente da esperada) com o objetivo de minimizar os efeitos do calor intenso na saúde e nos serviços.

Segundo o plano, as instituições e serviços do SNS devem, entre outras medidas, promover o Centro de Contacto SNS 24 (808 24 24 24) como primeiro contacto com o sistema de saúde, garantir a articulação dentro e fora do setor da saúde, identificar previamente e gerir as necessidades em estruturas e equipamentos e recursos humanos, com especial atenção aos períodos de férias.

O Módulo Verão é ativado em Portugal Continental, entre 1 de maio e 30 de setembro e, eventualmente, noutros períodos em função das condições meteorológicas..

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão 2021 – Referenciais

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Santarém e IP Santarém assinam protocolo de cooperação
26/11/2021
Aprovado diploma que reforça as respostas de cuidados continuados.
26/11/2021
Ministra da Saúde inaugurou o novo acelerador linear.
26/11/2021