sns-container
SNS-Print
CHSJ_Porto651

São João realiza procedimento inovador para o cancro do pâncreas.

O Centro de Referência de Cancro Hepatobilio-pancreático do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) disponibiliza às pessoas atingidas por esta patologia, nos casos em que é aplicável, a possibilidade de cirurgia radical potencialmente curativa.

De acordo com Humberto Cristino, cirurgião deste centro de referência, «os tumores do pâncreas localmente avançados com envolvimento do tronco celíaco são muitas vezes considerados inoperáveis. No entanto, atualmente e envolvendo uma abordagem multidisciplinar a cirurgia pancreática de ressecção, com a remoção completa do tumor, é o único tratamento potencialmente curativo dos tumores pancreáticos.»

«Nestes pacientes a ressecção cirúrgica agressiva do corpo e cauda do pâncreas com ressecção em bloco do tronco celíaco pode ser realizada com intenção curativa. Esta intervenção, conhecida como procedimento de Appleby, ou pancreatectomia distal com ressecção do tronco celíaca, tem sido cada vez mais realizada em centros de excelência selecionados como o nosso, um dos únicos em Portugal a realizá-la», explica o médico.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Diplomas publicados esta semana procedem a alterações. Saiba o que muda.
22/01/2024
ULS do Nordeste assegura a cobertura de 11 dos 12 concelhos do distrito de Bragança.
22/02/2024
Secretária de Estado e Ministro da Saúde participaram no evento da DGS.
22/02/2024