sns-container
SNS-Print

SNS presta homenagem a todos os profissionais de enfermagem.

Assinala-se esta quarta-feira, 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, que tem como objetivo afirmar e reforçar a importância destes profissionais na prestação dos cuidados de saúde à população.

Em 2021, o tema escolhido para a comemoração desta efeméride pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros foi “Enfermeiros: Uma Voz para Liderar”, com o subtema “Uma Visão para o Futuro dos Cuidados de Saúde”.

Para assinalar esta data, várias instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) promovem iniciativas:

• O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) inaugura uma exposição fotográfica intitulada “Vivências dos Enfermeiros” que integra fotografias e frases extraídas de relatos feitos pelos enfermeiros do CHUC que evidenciam o seu papel diferenciador na vida das pessoas, sobretudo em tempos de pandemia.

Pelas 11horas, decorrerá no auditório do Centro de Congressos dos HUC-CHUC, uma sessão solene que contará com uma homenagem a todos os que completaram 35 anos a cuidar com entrega de placas comemorativas e ainda um momento musical.

• A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco assinala a data com um retrato de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna, que se encontra espelhada na entrada principal do Hospital.

• O Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) elaborou um anuário produzido pela direção de enfermagem do hospital, que narra a história de um percurso pandémico com registos fotográficos e documentais, durante este período. A cerimónia contará com a presença de várias individualidades e terá lugar no auditório do HSOG às 12h, com a duração aproximada de uma hora.

• O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) comemora esta efeméride com um programa que destaca a vivência e os testemunhos dos enfermeiros, em particular no último ano. Destaque, ainda, para o webinar que vai realizar-se esta noite, pelas 21 horas e que terá emissão em direto através do canal de youtube do CHMT.

Ainda no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro, no dia 12 de maio, o CHMT terá patente duas exposições, nas três Unidades Hospitalares, em Abrantes, Tomar e Torres Novas: “Fardamentos: …de Hospital Distrital a Centro Hospitalar” e “Momentos de 2020”.

• O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) realizou um encontro científico online que contou com mais de 300 participantes. Sob o lema “Enfermeiros: Uma Voz para Liderar – Uma Visão para o Futuro da Saúde”, o encontro contou com vários oradores do CHTS e de outras instituições como, por exemplo, Afaf Meleis da Universidade de Pensilvânia.

• O Centro Hospitalar de Setúbal assinalou o Dia Internacional do Enfermeiro com a publicação de um livro digital, constituído por fotografias dos serviços e profissionais do Centro Hospitalar de Setúbal, no exercício das suas funções e na luta contra este terrível vírus, para que possa ser olhado num futuro breve, como algo que juntos ultrapassámos e vencemos na história da humanidade.

• A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) aliou-se ao jornal on-line bejense “O Atual” na comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro, com um número especial que dá voz aos profissionais de enfermagem da ULSBA, com entrevistas em jeito de testemunho e que pode ver e ouvir em: http://www.oatual.pt/.

Para saber mais, consulte:

Voltar

Últimas Notícias

Visitas a lares e unidades de saúde possível com autoteste supervisionado.
03/12/2021
Inaugurado primeiro Espaço Cidadão numa unidade de saúde.
03/12/2021
Equipamento permite diagnóstico oncológico em Pneumologia.
03/12/2021