sns-container
SNS-Print

Projeto de especialista do Hospital de Braga vence 1.ª edição do galardão.

Um projeto para ajudar a melhorar o diagnóstico e perceber melhor a resposta dos doentes com perturbação obsessivo-compulsiva aos tratamentos é o vencedor da primeira edição do FLAD Science Award Mental Health, no valor de 300 mil euros, o maior na área da saúde mental em Portugal.

A iniciativa tem o reconhecimento da Ministra da Saúde, Marta Temido, da Organização Mundial de Saúde e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Pedro Morgado, o investigador responsável pelo projeto, sublinhou, em declarações à agência Lusa, a importância do prémio, apontando a escassez de fundos para este tipo de investigação aplicada e que procura resolver problemas já na fase clínica das doenças.

«Temos muita investigação básica, que procura perceber o mecanismo das doenças, mas é depois difícil a investigação aplicada em Portugal. E é um salto muito importante», afirmou.

Psiquiatra no Hospital de Braga e professor e investigador na Escola de Medicina da Universidade do Minho, Pedro Morgado destacou ainda que o prémio atribuído pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento FLAD vai permitir à equipa desenvolver o projeto em parceria com uma universidade norte-americana.

«Será feito em colaboração com uma equipa sediada na Universidade de Nova Iorque, liderada pela professora Emily Stern, que tem também muita experiência em ensaios clínicos em doentes com perturbação obsessivo compulsiva», acrescentou.

O investigador explicou que a perturbação obsessivo-compulsiva afeta em Portugal cerca de 4% das pessoas e provoca «um enorme sofrimento a estes doentes».

O FLAD Science Award Mental Health é um apoio inédito a jovens investigadores em Portugal para que desenvolvam novas linhas de investigação clínica em Saúde Mental, desde a prevenção até ao tratamento e à reabilitação. O objetivo é contribuir para a qualidade de vida das pessoas que sofrem de perturbações mentais, numa época em que as necessidades em torno da Saúde Mental são ainda mais evidentes.

Para saber mais, consulte:

Voltar

Últimas Notícias

Diretor da OMS Europa tece elogios pelo trabalho efetuado na vacinação
18/10/2021
HFF organiza Webinar sobre “Outubro Rosa”.
18/10/2021
Nova área já se encontra a funcionar no Hospital de Penafiel.
18/10/2021