sns-container
SNS-Print

Já foram administradas 2,7 milhões de doses de vacinas em Portugal.

Foram já administradas cerca de 2,7 milhões de doses da vacina contra a covid-19 em Portugal, revelou a Ministra da Saúde na conferência de imprensa de atualização de informação relativa ao Plano de Vacinação que decorreu esta manhã no Infarmed.

“Estimamos que, até ao final de maio, ou mesmo até à terceira semana de maio, todas as pessoas com mais de 60 anos estejam vacinadas com pelo menos uma dose”, adiantou Marta Temido, lembrando que este foi o “grupo mais atingido pela letalidade”.

As pessoas com mais de 60 anos serão vacinadas até ao final de maio e passam a ser prioritários na vacinação as pessoas com doença oncológica ativa, doenças neurológicas e mentais, com grande obesidade e os imunossupremidas.

Quase a chegar aos 120 dias desde que se iniciou a vacinação contra a Covid-19 em Portugal, Marta temido afirmou que é importante, nesta altura, não só fazer um balanço do processo de vacinação como abordar os próximos passos e as adaptações do Plano que estão a ser preparadas.

Acompanhada pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, pelo Presidente do Infarmed, Rui Ivo, e pelo coordenador da Task Force para a Vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo, a Ministra relembrou que foram entregues no país, até agora, 2,9 milhões de doses de vacinas das “companhias farmacêuticas que têm vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento”.

“A esses 2,9 milhões acrescentam-se cerca de 31.200 doses da vacina da Jassen”, o que significa que cerca de dois milhões de pessoas já foram vacinadas com, pelo menos, uma dose de uma vacina no nosso país, ou seja, 20% da população portuguesa “possui já algum grau de imunidade”, enquanto cerca de 7% da população já tem o “processo vacinal completo”, acrescentou.

Relativamente ao universo de população já vacinada com, pelo menos, uma dose, Marta Temido informou que a faixa etária acima dos 80 anos é o grupo com maior percentagem de pessoas vacinadas. A governante deu ainda nota que 91% das pessoas com mais de 80 anos já tomou a primeira dose de uma vacina e cerca de 58% já foi inoculada com as duas doses.

Sobre as próximas etapas do Plano de Vacinação, Marta Temido garantiu que, depois de uma fase de escassez, Portugal vai entrar numa fase de “maior disponibilidade de vacinas”.

“O maior desafio agora é o da fluidez e da celeridade do processo de vacinação”, e, por outro lado, a “a capacidade das estruturas de vacinação” realizarem a sua missão, adiantou.

Crédito das fotos: João Bica/Portal do Governo

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Santarém e IP Santarém assinam protocolo de cooperação
26/11/2021
Aprovado diploma que reforça as respostas de cuidados continuados.
26/11/2021
Ministra da Saúde inaugurou o novo acelerador linear.
26/11/2021