sns-container
SNS-Print

Hospital de Braga cria unidade para avaliar reações a medicamentos.

O Hospital de Braga procedeu à criação de uma Unidade de Farmacovigilância, integrando assim o Sistema Nacional de Farmacovigilância, coordenado pelo Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde

Esta nova unidade, que vai servir a população do distrito de Vila Real, Bragança e parte de Braga, tem como objetivos a deteção, registo e avaliação de reações adversas a medicamentos, a fim de determinar a incidência, gravidade e vínculo causal com os fármacos, com base no estudo sistemático e multidisciplinar dos efeitos dos medicamentos.

Para o coordenador da Unidade de Farmacovigilância de Braga, Alexandre Carvalho, «o reforço da rede já existente prevê uma maior monitorização e recolha de dados que se tornam fundamentais para um sistema nacional de farmacovigilância cada vez mais robusto e eficaz».

Acrescenta, ainda, que «continuar a promover-se uma cultura de segurança do doente nos cuidados de saúde torna-se fundamental como defesa da saúde pública na minimização do risco».

A equipa desta unidade é composta pelo seu coordenador mais dois elementos dos serviços farmacêuticos do hospital que, em conjunto, desenvolverão um processo de estudo farmacológico, registando medidas corretivas e preventivas para uma maior segurança na administração de medicação aos utentes.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

As lideranças têm um papel fundamental na motivação e no apoio aos trabalhadores, disse Margarida Tavares.
23/02/2024
"Não há melhor propósito da ciência do que salvar vidas e melhorar a qualidade de vida das pessoas", disse Manuel Pizarro.
23/02/2024
Diplomas publicados esta semana procedem a alterações. Saiba o que muda.
22/01/2024