
Ministra destaca prioridades da saúde para a União Europeia em 2021.
A preocupação com o impacto da escassez de medicamentos críticos nos sistemas nacionais de saúde, causada por ruturas nas cadeias de produção, foi um dos temas abordados hoje pela Ministra da Saúde na primeira sessão da “Iniciativa de Diálogo Estruturado” que decorre no âmbito da Estratégia Farmacêutica Europeia lançada pela Comissão Europeia.
Participando em nome da Presidência do Conselho da UE, Marta Temido destacou a importância do Acesso ao Medicamento e Dispositivos Médicos, que deve ser reforçado numa lógica de disponibilidade, equidade e universalidade. A ministra deixou também. um apelo à transparência e à partilha de informação entre todos os agentes envolvidos na produção de produtos farmacêuticos.
Recorde-se que o Acesso ao Medicamento e Dispositivos Médicos é uma das prioridades para a área da saúde eleitas pela Presidência Portuguesa da União Europeia 2021
Nesta iniciativa, organizada pela Comissão Europeia e realizada por videoconferência, participaram a Vice-Presidente Margaritis Schinas, a Comissária Stella Kyriakides e o Comissário Thierry Breton. Assistiram ainda a esta reunião representantes da DG Santé, do Parlamento Europeu, da indústria farmacêutica europeia, de associações de doentes e de profissionais de saúde.
Crédito Fotografia: João Bica | Portal do Governo