sns-container
SNS-Print

Novos centros de vacinação nos concelhos de Almeirim, Cartaxo e Salvaterra de Magos.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria vai criar três novos centros de vacinação contra a Covid-19 nos concelhos de Almeirim, Cartaxo e Salvaterra de Magos.

A experiência iniciada em Santarém e em Coruche, com a vacinação da população prioritária a decorrer num local criado especificamente para esse fim, está a correr “muito bem” e vai ser replicada, explicou o diretor executivo do ACES da Lezíria, Carlos Ferreira.

Em declarações à agência Lusa, o mesmo responsável adiantou o processo de vacinação na área abrangida pelo ACES Lezíria – que serve os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém – “está a correr muito bem, em termos da população”.

Até ao momento, foram realizadas nesta região 15.000 inoculações, cerca de 5.000 das quais já com duas doses (relativas às estruturas residenciais para idosos e profissionais de saúde) e outras 5.000 aplicadas ao grupo populacional com 50 ou mais anos e comorbilidades e com 80 ou mais anos.

Na área abrangida pelo ACES Lezíria foram contabilizados 12.300 utentes com 50 ou mais anos e pelo menos uma das quatro doenças identificadas como de risco, incluindo este grupo as pessoas com mais de 80 anos com comorbilidades.

No total, estão identificadas 16.468 pessoas com 80 e mais anos no ACES Lezíria (número que inclui os idosos em lares e os que padecem de doenças), sendo 6.050 homens e 10.432 mulheres.

Nalguns concelhos, como é o caso de Coruche, já se vacinaram todas as pessoas com idades entre os 50 e os 65 anos e com comorbilidades referenciadas.

Quanto aos grupos das forças de proteção civil e de segurança, o coordenador do ACES Lezíria afirmou que no próximo dia 06 de março vão ser vacinados cerca de uma dezena de bombeiros que ainda não receberam a vacina por terem de o fazer em contexto hospitalar, devido a doenças que carecem de maiores cuidados, sendo que se deslocará uma equipa ao Hospital de Santarém para proceder a essa vacinação.

Na próxima terça-feira serão igualmente vacinados os elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR) que ainda não receberam a vacina, adiantou.

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023