
Cerca de 130 mil vacinados. Previstas 80 mil doses esta semana.
Cerca de 130 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 nos 50 centros de vacinação da região Norte, entre os quais se encontra o da Maia, no distrito do Porto, visitado esta terça-feira pelo Secretário de Estado da Mobilidade e Autoridade de Coordenação da Situação de Calamidade na Região Norte, Eduardo Pinheiro.
Os dados foram avançados pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, cujo Presidente, Carlos Nunes, acompanhou o governante. De acordo com a ARS, esta semana «deverão chegar à região mais cerca de 80 mil doses de vacinas».
«Estamos com o processo de vacinação dentro do que estava previsto, e para a Maia estamos a falar de vacinar 250 pessoas em média por dia, inicialmente maiores de 80 anos, mas ao longo da semana estendido aos mais de 50 anos e quadro de comorbilidades», afirmou o Secretário de Estado responsável pela Coordenação da Situação de Calamidade na Região Norte.
Eduardo Pinheiro sublinhou que «evidentemente que há sempre alguma ansiedade de todos para que o processo de vacinação decorra o mais rapidamente possível», para que se possa «voltar a alguma normalidade», como é desejo de todos, mas até lá «é preciso manter os cuidados» tidos até agora.
O Centro de Vacinação Covid-19 da Maia, com seis postos de vacinação, dois gabinetes médicos, duas salas de recobro e duas salas de espera, funciona no edifício da Junta de Freguesia de Castêlo da Maia, em Gemunde, e tem capacidade para vacinar cerca de 250 pessoas em média por dia, podendo no limite chegar às 360.