
Mais de 3.400 transportes de suspeitos de infeção, de 8 a 14 de fevereiro.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica viram a sua atividade no âmbito da pandemia Covid-19 diminuir na segunda semana de fevereiro.
Assim, entre os dias 8 e 14 de fevereiro, foram transportados 3.403 utentes com suspeita de infeção com o SARS-CoV-2.
No âmbito da pandemia Covid-19, desde o dia 1 de março foram efetuados 121.379 transportes de utentes às diversas unidades hospitalares do país. A definição de caso suspeito de Covid-19 é, entre outros e de acordo com as normas em vigor, qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes.
A atividade das Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária também decresceu na segunda semana de fevereiro, tendo sido, nesse período, realizadas 634 colheitas para análise.
Apesar da diminuição dos números da atividade do INEM e dos seus parceiros no âmbito do combate à Covid-19, o INEM relembra que é importante manter presentes as medidas preconizadas pela Direção-Geral da Saúde para travar e prevenir um novo aumento de casos.
O distanciamento físico, o uso de máscara de proteção, a lavagem frequente e correta das mãos e a adoção de etiqueta respiratória são fundamentais para travar a pandemia.
Para saber mais, consulte:
INEM > Notícias