
Primeiro dia deste ano sem óbitos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu.
O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) anunciou que ontem foi “um dia histórico” tendo em conta que foi a primeira vez este ano que não foram contabilizados óbitos por Covid-19.
De acordo com o Diretor Clínico, Eduardo Melo, o CHTV tem “116 internados, 95 em enfermaria e 21 em cuidados intensivos e é o primeiro dia em que não temos mais de 100 na enfermaria. É um dia muito bom. E também foi o primeiro dia com zero óbitos em 2021 o que também é um dia histórico para nós”, salientou.
Em conferência de imprensa, para explicar a desativação da unidade de internamento do Fontelo, a funcionar desde 18 de janeiro num pavilhão municipal, o Diretor clínico do CHTV informou também que hoje, na unidade hospitalar de Tondela, “foi retomada a cirurgia em ambulatório, uma vez que não implica a utilização de camas de internamento”.
Assim, continuou, esta estrutura “deixou de ser necessária” o que considerou “um ótimo sinal” e, tendo em conta que “foi criada para aliviar o hospital”, neste momento, “não é rentável ter uma estrutura com esta dimensão que envolve múltiplas estruturas, porque é complexa, para acolher um pequeno número de utentes”.
“Vamos manter a estrutura em prontidão, porque como sabemos a pandemia é uma incógnita. Neste momento, estamos a ter os excelentes efeitos do confinamento, mas temos de nos manter em prontidão para uma eventual necessidade”, afirmou Eduardo Melo.