
Portugal recebe primeiras vacinas no segundo trimestre do ano.
Portugal deve receber, no segundo trimestre do ano, as primeiras vacinas da Johnson & Johnson, fármaco cujo pedido de aprovação foi hoje submetido ao regulador europeu.
«Deverá estar a ser formalizado o processo junto da Agência Europeia do Medicamento (EMA) da vacina produzida pela Janssen (companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson) », adiantou Rui Santos Ivo, Presidente do Infarmed- Autoridade Nacional do Medicamento e produtos de Saúde na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social.
Segundo o responsável do Infarmed, o novo fármaco da Janssen de toma única entra agora na fase final de avaliação e, «se tudo correr bem» com a avaliação da sua segurança e eficácia, prevê-se que esteja aprovado no próximo mês, com as primeiras entregas de doses previstas para o segundo trimestre deste ano.
Acordo com a Comissão Europeia prevê 200 milhões de doses para 2021
No final de janeiro, o diretor médico da Janssen afirmou à Lusa que se mantinha o compromisso de disponibilizar na União Europeia as vacinas no segundo trimestre deste ano, altura em que Portugal receberá as primeiras 1,25 milhões de doses.
O acordo desta farmacêutica com a Comissão Europeia prevê para este ano 200 milhões de doses, com uma opção de 200 milhões de doses adicionais.
Para saber mais, consulte:
Portal SNS > Vacinação Covid-19