
Duzentos idosos maiores de 80 anos ou com patologias vacinados hoje.
Duzentos utentes com mais de 80 anos e maiores de 50 anos, com quadro de comorbilidades associadas, estão a ser hoje vacinados contra a Covid-19 no Estádio Municipal de Leiria.
Este é «um passo importante», porque se trata de um grupo etário «que tem sido a maior vítima desta pandemia», observou à Lusa a Coordenadora da Vacinação, Ana Silva.
«Este é o grupo que preocupa imenso a saúde e as famílias. Muitas destas pessoas vivem sozinhas, necessitando do apoio da família, que tem de ir para os seus empregos e que ao fim do dia prestam cuidados aos pais em casa», acrescentou a responsável pela vacinação do Agrupamento de Centros de Saúde [ACES] do Pinhal Litoral.
Os camarotes VIP e a zona presidencial do Estádio Dr. Magalhães de Pessoa, em Leiria, foram transformados numa unidade de vacinação num projeto-piloto, que arrancou hoje com a vacinação a 204 utentes da Unidade de Saúde Familiar D. Diniz com mais de 80 anos e a maiores de 50 anos com patologias definidas na norma da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Vacinadas 7 mil pessoas do 1.º grupo prioritário. Dia 15 começa a vacinação a 240 bombeiros
O ACS Pinhal Litoral vacinou até quinta-feira, dia 11, cerca de 7.000 pessoas, do primeiro grupo prioritário definido pela DGS.
«Por vezes, temos a vacinação programada e avisam-nos de manhã que temos um idoso com febre. Imediatamente a vacinação desse lar é suspensa» O modelo utilizado hoje no estádio será «para replicar noutros concelhos», cuja vacinação iniciar-se-á «assim que as vacinas cheguem», revelou a responsável.
Ana Silva revelou ainda que a vacina da AstraZeneca começará a ser administrada na segunda-feira, 15 de fevereiro, a 240 bombeiros do ACES Pinhal Litoral, menores de 65 anos.
Para saber mais, consulte:
Portal SNS > Vacinação Covid-19