
Primeiro-Ministro e Ministra da Saúde visitam Hospital CUF Tejo.
O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, visitaram esta manhã o Hospital da CUF Tejo, em Alcântara, para assistir ao processo de vacinação de profissionais de saúde do setor privado .
No decorrer da deslocação, Marta Temido aplaudiu o rácio de 3,6 vacinados por 100 habitantes, mas quer «melhorias» na organização do processo.

A Ministra afirmou que o que «norteia» o Governo é responder às necessidades da população e lembra que já foram inoculadas 378 mil vacinas e que existem 100 mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vacinados.
A governante sublinhou, ainda, que «há também as vacinações que se iniciam e que esperamos acelerar nos vários parceiros e atores do SNS».
«Portugal tem hoje 3,6 pessoas vacinadas por 100 habitantes, um número que queremos fazer crescer mas isso depende da disponibilidade de vacinas e da melhor capacidade de organização do processo para o acelerar», admite.

A Ministra reconhece a existência de constrangimentos, relacionados com a disponibilidade das vacinas, bem como a necessidade de «melhoria da organização» e tornar o enquadramento da ação «mais claro e mais percetível».
Marta Temido quer que se comece a preparar a fase seguinte mais exigente, já iniciada, da vacinação das pessoas com mais de 80 anos e entre 50 e 79 anos com comorbilidades, e sobretudo a vacinação da restante população, que será um «desafio de escala».
«Este é um processo que tenho a certeza que conseguiremos fazer com sucesso se soubermos manter o foco no essencial e no trabalho organizado e metódico», diz.