
Ministra inaugurou o bloco operatório periférico e o setor de virologia do Serviço de Patologia.
A Ministra da Saúde deslocou-se esta tarde a Coimbra para a inauguração do Bloco Operatório Periférico e do Setor de Virologia do Serviço de Patologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, que permitem reforçar a capacidade em matéria cirúrgica, laboratorial e de tratamento.

O novo bloco operatório periférico, enquanto se preparam as obras das novas instalações do edifício de cirurgia, e o investimento para reforço da capacidade laboratorial são exemplos da preparação do IPO de Coimbra para o que pode vir a ser a resposta em termos assistenciais. Com a entrada em funcionamento do novo Bloco Operatório Periférico, a obra de requalificação do edifício de cirurgia vai poder começar no segundo semestre deste ano.
No dia em que se assinala a luta contra o cancro, Marta Temido relembrou o plano europeu de combate à doença oncológica ontem aprovado e que define como prioridades a deteção precoce, a prevenção e adoção de estilos de vida saudável, o tratamento atempado e de qualidade estruturado numa rede de centros de referência e o acompanhamentos dos doentes recuperados de uma doença oncológica e seus familiares.

No seguimento do reforço da capacidade laboratorial e de diagnóstico da SARS-Cov-2, foi também esta tarde inaugurado o setor de virologia do Serviço de Patologia do IPO Coimbra, num investimento superior a 210 mil euros.

Nas instalações do IPO Coimbra, a Ministra acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e pela Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, visitou ainda as obras para a instalação de dois aceleradores lineares, que permitem melhora a precisão e a segurança da radioterapia prescritas.

“Numa fase sensível que atravessamos, encontrámos encorajamento no que vem a ser feito”, sublinhou a Ministra da Saúde numa palavra de agradecimento aos profissionais de saúde do IPO Coimbra.