sns-container
SNS-Print

Data assinala-se dia 4 de fevereiro e visa sensibilizar a população.

O Dia Mundial do Cancro foi instituído em 4 de fevereiro de 2000, no âmbito do World Summit Against Cancer for the New Millenium, em Paris. Desde então, comemora-se anualmente, por iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), tendo como principal objetivo sensibilizar a população e mobilizá-la na luta contra o cancro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o facto de, nas últimas décadas, o número total de pessoas diagnosticadas com cancro quase ter duplicado, passando de cerca de 10 milhões em 2000 para 19,3 milhões em 2020.

ARSLVT e LPCC promovem rastreio do cancro de mama em Setúbal e Lisboa

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRS-LPCC) vão assinalar a data com o alargamento do programa de rastreios do cancro da mama aos distritos de Setúbal e de Lisboa.

Este alargamento vai conferir equidade no acesso a este rastreio, ao garantir uma cobertura geográfica de 100% em território regional (e nacional) no espaço de dois anos.

O alargamento do rastreio do cancro da mama ao distrito de Setúbal vai começar esta quinta-feira, dia 4 de fevereiro. O momento será assinalado com a visita de Luís Pisco, Presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT, e de responsáveis da LPCC, à Unidade Móvel da Liga sediada junto ao Centro de Saúde de Alcochete onde as mulheres convidadas vão realizar mamografias.

O rastreio do cancro da mama está integrado no programa de rastreios da ARSLVT, é gratuito e resulta de uma protocolo celebrado entre a ARSLVT e o NRS-LPCC em 2020. Depois de vários concelhos do distrito de Setúbal, o rastreio chegará ao distrito de Lisboa.

Com este alargamento são mais 400 mil mulheres que poderão fazer o rastreio a partir de fevereiro de 2021.

Para saber mais, consulte:

Voltar

Últimas Notícias

Diretor da OMS Europa tece elogios pelo trabalho efetuado na vacinação
18/10/2021
HFF organiza Webinar sobre “Outubro Rosa”.
18/10/2021
Nova área já se encontra a funcionar no Hospital de Penafiel.
18/10/2021