
O Ministério da Saúde lamenta o falecimento de Vasco Reis.
O Ministério da Saúde lamenta o falecimento do professor universitário (aposentado) e administrador hospitalar Vasco Pinto dos Reis. Foi um dos responsáveis pela formação de muitos administradores hospitalares, tendo decisivamente contribuído para o prestígio da gestão hospitalar em Portugal.
Natural de Coimbra, licenciado em Direito, concluiu o primeiro Curso de Administração Hospitalar, que à época se realizava na Escola Nacional de Saúde Pública e de Medicina Tropical.
Foi docente durante mais de 25 anos na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa nas áreas de administração hospitalar, políticas de saúde e gestão de organizações de saúde.
Desempenhou diferentes cargos no ministério da saúde, destacando-se o de Administrador Geral nos Hospitais Civis de Lisboa, onde criou métodos inovadores para a época, ou o de Diretor do Departamento de Estudos e Planeamento da Saúde. Manteve colaboração com o Ministério da Saúde durante mais de 20 anos, sendo um pensador do hospital público português e do seu papel, bem como das necessárias reformas aos hospitais no século XXI.
Em Novembro de 2007 foi-lhe atribuída a medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, grau “ouro”.
O Doutor Vasco Pinto dos Reis, servidor público e do interesse público, marcou a administração hospitalar portuguesa.
À família e amigos, o Ministério da Saúde apresenta as mais sentidas condolências.