
Hospital alarga capacidade de resposta para doentes não-Covid-19.
O Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (Hospital de Ovar) aumentou a sua capacidade de internamento de doentes não-Covid-19 para 36, para libertar noutras enfermarias da região o número de camas dedicadas à pandemia.
O reforço do internamento no serviço de Medicina Interna de Ovar, no distrito de Aveiro, foi possível «graças à reconfiguração das valências do hospital, que para isso suspendeu toda a atividade cirúrgica e reconverteu o ginásio de Fisioterapia e Reabilitação numa enfermaria» – à semelhança do que já fizera em maio de 2020, na primeira vaga da pandemia, revela a direção da unidade hospitalar
«O nosso hospital é fundamental para o sucesso da estratégia global do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no contexto deste concelho e da região. [Depois] de uma capacidade [inicial] de internamento de 16 camas, temos hoje 36 dedicadas a doentes não-Covid-19, o que permite aos hospitais de referência – sobretudo os do Centro Hospital de Entre Douro e Vouga e do Centro Hospitalar do Baixo Vouga – acolherem mais doentes com covid-19, em enfermaria ou em cuidados intensivos», afirma o Presidente do Conselho Diretivo, Luís Miguel Ferreira.
A atividade cirúrgica entretanto suspensa será reagendada posteriormente, mas profissionais e equipamentos do ginásio para Medicina Física e de Reabilitação já foram transferidos para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Ovar, também como já acontecera em maio.
O novo formato de atividade do Hospital de Ovar estará em vigor até 31 de janeiro, «sem prejuízo da possibilidade de renovação» por novos períodos.
Hospital de Ovar > Notícias