
Gestão de crise e solidariedade no Hospital de Gaia.
O Gabinete de gestão de crise do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) continua a gerir diariamente recursos como camas, enfermarias, consultas, cirurgias e doentes, desde que a pandemia da Covid-19 tomou conta do hospital, numa árdua missão resolvida tanto em prolongadas reuniões em torno de uma mesa como rapidamente através de um grupo da rede social “whastapp”.
Com 128 camas disponíveis para acomodar doentes com Covid-19, os membros do gabinete de crise acompanham a evolução da pandemia e projetam já a eventualidade de terem de alargar a capacidade para as 160 camas.
Sob a lógica de “ajudar quem efetivamente precisa” e “esquecendo fronteiras”, o hospital, num espírito de solidariedade, têm aberto portas a doentes de outras regiões para providenciar o necessário tratamento médico.
Desde o início do ano, oito doentes do Hospital Amadora Sintra e um doente do Hospital de Cascais com covid-19 foram acolhidos nas instalações. Outros 314 doentes com diferentes patologias fora da área geográfica do hospital foram também acomodados, sendo que a maioria já teve alta hospitalar.
Visite:
CHVNG/E – https://www.chvng.min-saude.pt/