
Testes rápidos de antigénio nas escolas arrancaram hoje em Tomar.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e a Secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, estiveram presentes esta manhã na Escola Secundária Santa Maria do Olival, em Tomar, para acompanhar o início do processo de rastreio à Covid-19, através de testes rápidos de antigénio, nas escolas.
“Neste momento a decisão é ter escolas abertas. E temos a obrigação de manter a segurança da comunidade escolar. Esta campanha de testagem, através de testes antigénio, é a melhor forma de identificar surtos e quebrar possíveis cadeias de transmissão, mantendo a normalidade possível nas turmas não afetadas”, sublinhou António Lacerda Sales.

A campanha de testagem rápida, com recurso a testes de antigénio (Trag), arrancou esta quarta-feira, dia 20 de janeiro, e pretende aumentar a rapidez da deteção e rastreamento de eventuais casos de SARS-CoV-2, em alunos, pessoal docente e não docente.

Para operacionalizar esta estratégia, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), em colaboração com as respetivas estruturas regionais e com as Administrações Regionais de Saúde, elaboraram um modelo de consentimento informado a obter junto dos encarregados de educação, bem como informação sobre a importância do processo de testagem para fornecer à comunidade educativa.