
Hospital de Guimarães informa familiares de doentes por SMS.
O Serviço de Urgência do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (Hospital de Guimarães) passou a enviar mensagens para o telemóvel de referência de contacto dos doentes graças a um projeto informático que visa humanizar os serviços e evitar aglomerados desnecessários.
De acordo com o Hospital de Guimarães, após a admissão do doente no Serviço de Urgência, são enviadas pelo menos cinco mensagens (SMS) com indicações acerca dos procedimentos em curso.
A primeira mensagem de texto enviada para o telemóvel do acompanhante do doente informa automaticamente que o utente se encontra em observação clínica.
De seguida, todas as vezes que o doente realize exames, como RX ou TAC, é enviado uma nova SMS para o número do familiar de referência, para que este seja atualizado dos procedimentos realizados.
Se for o caso, quatro horas após a realização dos exames é enviada uma nova mensagem a informar que o doente continua em reavaliação clínica.
Por último, caso o doente tenha alta ou seja transferido para o internamento ou outro hospital, será enviada essa informação.
Em todos os casos, sendo necessária informação adicional, um profissional de saúde poderá entrar em contacto direto com a família.
Na unidade de internamento Covid-19, além da informação diária do médico, está disponível um “tablet” para realizar videochamadas com os doentes que apresentem condições para tal, depois de um agendamento entre os familiares e o enfermeiro responsável.
“Este sistema é importantíssimo para que os familiares tenham a noção de como decorre o processo do seu familiar e evita que se desloquem sem necessidade ao hospital, evitando aglomerados desnecessários”, reforça o hospital.
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