
Aumento de quase 100 mil contactos nos primeiros dez dias de 2021.
O Centro de Contacto SNS24 atendeu 274.388 chamadas nos primeiros dez dias deste ano, registando um aumento de quase 100 mil contactos em relação aos últimos dez dias de 2020, revelou hoje o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
“Se olharmos para os últimos dez dias do ano anterior, houve uma subida de quase 100 mil chamadas”, o que representa um crescimento de 54%, adiantou Luís Goes Pinheiro.
Ouvido por videoconferência na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da Covid-19 e do processo de recuperação económica e social, o responsável dos SPMS acrescentou que o SNS24, em janeiro de 2020, tinha picos que chegavam às 5.000 chamadas atendidas por dia, mas a partir de março, com os primeiros casos de covid-19 em Portugal, “tudo mudou e a pressão começou a sentir-se de forma muito significativa”.
“Rapidamente se verificou que deixava de ter um desempenho aceitável quando se aproximava das 10 mil chamadas atendidas por dia”, admitiu o presidente do SPMS, ao adiantar que foram realizadas diversas intervenções tecnológicas para garantir um maior número de chamadas em simultâneo.
De acordo com o responsável do SPMS, novembro de 2020 foi o mês com mais chamadas atendidas, com um total de 816.465.