
Unidade com capacidade para até 100 camas abre em Portimão.
O Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) abre, no Pavilhão Arena, em Portimão, um hospital de campanha Covid-19 com capacidade de até 100 camas, anunciou a unidade hospitalar.
Denominado CHUA-Arena, o espaço abriu no dia 9 de janeiro após a ativação da fase 4 do plano de contingência do centro hospitalar e vai funcionar como serviço de retaguarda, mantendo a capacidade de resposta aos doentes que procuram as estruturas de saúde e aliviando a pressão sobre as unidades hospitalares públicas.
De acordo com o centro hospitalar, a estrutura «apenas recebe doentes que lhe sejam encaminhados» pelas unidades do CHUA e com critérios específicos definidos pelas equipas clínicas.
A gestão clínica e o tratamento dos doentes ficam sob a responsabilidade das equipas médicas, de enfermagem, técnicas e auxiliares do CHUA, estando simultaneamente previsto um reforço de contratação de recursos humanos.
Segundo o centro hospitalar, a estrutura de apoio e de retaguarda aos hospitais foi implementada, estruturada e apetrechada técnica e logisticamente «em 24 horas, graças ao empenho e trabalho conjunto» entre as equipas do CHUA, da Câmara Municipal de Portimão e da Autoridade de Proteção Civil, contando ainda com o apoio da Administração Regional de Saúde do Algarve.
Na passada sexta-feira, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, informou que o hospital de Faro estava a passar à fase 3 do seu plano de contingência, com a subida de 92 para 109 camas de internamento em enfermaria destinadas a pacientes com covid-19.
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve tem como área de abrangência toda a região do Algarve (16 concelhos), com uma população de cerca de 450 mil habitantes, que pode triplicar na época alta do turismo.
Para saber mais, consulte:
Centro Hospitalar e Universitário do Algarve > Notícias