
Mais de 3.700 transportes realizados na última semana de 2020.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) efetuaram, entre os dias 27 de dezembro e 3 de janeiro, 3.731 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2.
Essa semana trouxe um ligeiro aumento de trabalho para meios do INEM e do SIEM, que realizaram mais 414 transportes do que a semana anterior.
No mesmo período foram efetuadas 176 colheitas de amostras pelas Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária, mais 31 do que na semana transata.
A definição de caso suspeito de Covid-19 é, entre outros e de acordo com as normas em vigor, qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes.
O INEM reforça a importância de cumprir as medidas divulgadas pela Direção-Geral da Saúde – nomeadamente o distanciamento físico, a utilização de máscara, a correta e frequente lavagem e desinfeção das mãos, a adoção da etiqueta respiratória e o uso da aplicação Stayaway Covid – que são fundamentais para prevenir novos contágios e manter a pandemia sob controlo.
O INEM recorda que em caso de dificuldade respiratória, febre, tosse, alterações ou ausência no paladar e/ou olfato, os utentes devem contactar o SNS24 – 808 24 24 24. Apenas em situações de emergência deve ligar-se para o 112.
Para saber mais, consulte:
INEM > Notícias