sns-container
SNS-Print

Hospital da Póvoa de Varzim/Vila do Conde registou 1.324 partos.

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, EPE (CHPVVC) tem vindo, nos últimos anos, a superar os seus recordes em número de partos, e pelo quinto ano consecutivo, voltou a aumentar o número de partos efetuados, fechando o ano de 2020 com 1.324 bebés nascidos na unidade.

Em comparação com 2019, foram realizados mais 59 partos, confirmando uma tendência crescente que se verifica desde 2015, quando se verificaram 737 nascimentos, o número mais baixo dos registos.

O Presidente do Conselho de Administração do CHPVVC, José Gaspar Pais, enaltece a superação do serviço, sobretudo num ano de 2020 tão condicionado pela pandemia de Covid-19, garantindo que a integridade do serviço de obstetrícia foi resistindo às alterações estruturais que foram necessárias aplicar em outros serviços.

Para o responsável, “um parto é sempre um ato urgente, e, por isso, não podíamos deixar que a pandemia tivesse um impacto direto nessa atividade. Tivemos que impor alguns constrangimentos, nomeadamente nos acompanhantes, mas nunca deixámos que globalmente se afetasse o bem-estar das parturientes e dos bebés”.

O Presidente do Conselho de Administração do CHPVVC, que serve uma população de mais de 140 mil habitantes dos dois concelhos, garantiu que, “apesar das limitações das infraestruturas”, o hospital está a preparar-se para em 2021 voltar a aumentar o número de partos, lembrando que no caso da obstetrícia a valência é procurada por muitas grávidas de outras regiões, nomeadamente das ilhas.

Fotografia: Gabriel é o primeiro bebé do ano do CHPVVC.

Visite:

Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde – http://www.chpvvc.pt/

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023