
Médicos iniciaram formação geral e especializada dia 4 de janeiro.
Teve início esta semana na passada segunda-feira, dia 4 de janeiro, o acolhimento dos médicos internos de Formação Geral e de Formação Especializada, que vão desenvolver funções em várias unidades de saúde do país.
Para a área de Formação Geral foram admitidos um total de 2032 médicos internos, com a seguinte distribuição:
- Norte: 698
- Centro: 369
- Lisboa e Vale do Tejo: 672
- Alentejo: 68
- Algarve: 131
- Madeira: 39
- Açores: 55
Para Formação Especializada, iniciaram funções 1301 médicos:
- Norte: 471
- Centro: 213
- Lisboa e Vale do Tejo: 496
- Alentejo: 33
- Algarve: 43
- Madeira: 22
- Açores: 23
Unidade Local de Saúde do Nordeste Hospital Distrital da Figueira da Foz Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa Centro Hospitalar Barreiro Montijo
Foram ainda ocupadas, na formação especializada, 8 vagas em Medicina Legal, 500 em Medicina Geral e Familiar e 28 em Saúde Pública.
O Internato Médico é composto pela Formação Geral, primeiro ano do Internato caracterizado por um período de formação geral onde o médico tem oportunidade de contactar com vários serviços, seguindo-se a Formação Especializada, um período de especialização que poderá durar entre quatro e seis anos.
Os internos de Formação Geral vão, ao longo do ano, passar por várias especialidades com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação pré-graduada na prática clínica diária das diversas áreas.
Para saber mais, consulte:
Administração Central do Sistema de Saúde – http://www.acss.min-saude.pt/