
Hospital de Braga triplica capacidade de testagem e aumenta camas.
O Hospital de Braga reforçou a capacidade diária de realização de testes de despiste da Covid-19, passando de 300 para mil, e aumentou para 32 o número de camas da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes, com a possibilidade de atingir as 45 camas.
O hospital conta, ainda, com 120 camas reservadas para o tratamento de doentes com Covid-19, o que se traduz em quatro alas de internamento exclusivas, «com possibilidade de ativação de mais alas e camas, caso a necessidade assim o justifique».
O aumento da capacidade do Serviço de Urgência, nomeadamente a criação de um espaço dedicado a doentes respiratórios, e o reforço de profissionais nas equipas dedicadas ao tratamento de doentes com Covid-19 são outras das medidas do módulo outono/inverno do Plano de Contingência da Covid-19 do Hospital de Braga.
Este plano contempla também o reajustamento de circuitos específicos e exclusivos para os doentes Covid e a manutenção e promoção das medidas de proteção e segurança nas entradas do edifício hospitalar, como higienização das mãos, distribuição de máscara cirúrgica, medição de temperatura corporal e sensibilização para o distanciamento social.
Em curso está também a sensibilização da comunidade para evitar «visitas desnecessárias» ao hospital e um «trabalho contínuo» com as diferentes forças e instituições locais no sentido de definir estratégias a curto e médio prazo que permitam ajustar a resposta hospitalar à evolução da pandemia.
Em nota enviada à agência Lusa, o hospital sublinha que «é ainda objetivo máximo deste hospital continuar a responder adequadamente às necessidades da população, nomeadamente no tratamento de outras patologias e na manutenção dos níveis da atividade programada, que, após a suspensão em março e abril, devido à pandemia, foi retomada em maio”».
O documento refere ainda que a implementação deste plano será feita em simultâneo com o habitual Plano de Contingência de saúde sazonal, que é colocado em prática nesta época do ano.
Desde o início da pandemia, já foram realizados 36.600 testes de despiste no Hospital de Braga, tendo registado 949 resultados positivos e 294 utentes internados.
Para saber mais, consulte:
Hospital de Braga – https://www.hospitaldebraga.pt/