
Três novas Unidades de Cuidados no Norte disponibilizam 84 camas.
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) anunciou a instalação de três novas Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) que acrescentam 84 camas nas valências de Convalescença, Média Duração e Reabilitação e Longa Duração e Manutenção.
Segundo a ARS Norte, as novas respostas decorrem da entrada em funcionamento das três unidades no Hospital do Senhor do Bonfim, em Vila do Conde, e duas na Gaiarts – Hospital Privado de Gaia, bem como do alargamento da capacidade instalada na Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e no Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira”.
O investimento permite que a ARS Norte/Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, disponibilize junto das populações mais 23 camas de Convalescença, 28 de Média Duração e Reabilitação e 33 de Longa Duração e Manutenção, prosseguindo, assim, o alargamento assistencial nesta área da prestação.
A Administração Regional de Saúde do Norte/Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, dispõe a partir de hoje, de:
- 283 camas de Convalescença;
- 931 camas de Média Duração e Reabilitação;
- 1 683 camas de Longa Duração e Manutenção;
- 1 546 lugares de Equipas de Cuidados Continuados Integrados;
No âmbito da Pediatria:
- 17 camas de Cuidados Pediátricos Integrados;
- 20 lugares de Ambulatório Pediátrico;
No âmbito da Saúde Mental:
- 55 lugares em Unidade Socio-Ocupacional;
- 8 visitas/dia em Equipa de Apoio Domiciliário;
- 14 lugares Residência Autónoma;
- 24 lugares de Residência de Apoio Total;
- 7 lugares em Residência de Treino de Autonomia tipo A – Infância e Adolescência;
- 10 lugares Unidade Socio-Ocupacional infância e adolescência.
De acordo com a ARS Norte, a capacidade total instalada é, agora, de 4 598 – camas e acompanhamentos no domicílio –, a que corresponde um encargo financeiro do Estado, anual, da ordem de 58 milhões de euros.
Para saber mais, consulte:
Administração Regional de Saúde do Norte – Notícias