sns-container
SNS-Print

A capacidade laboratorial poderá aumentar até 21.700 testes diários.

“Demos hoje mais um passo no sentido do reforço da capacidade de testagem no nosso país”, anunciou a ministra da Saúde, revelando que o objetivo é disponibilizar 21.700 testes diários apenas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).  

Na conferência de imprensa de atualização dos dados sobre a pandemia de covid-19 em Portugal, Marta Temido sublinhou que se evoluiu de uma situação em que apenas o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge fazia testes para uma rede de 102 prestadores que fazem esses testes, entre laboratórios e hospitais do Estado, laboratórios privados e universidades.  

Atualmente, o SNS é responsável por 48% dos testes realizados. Os parceiros privados e as universidades têm uma capacidade de 6.700 testes por dia e potencial para atingirem 11.000 testes diários, disse também a governante. Neste reforço da capacidade laboratorial será efetuado um investimento de 8,4 milhões de euros.

Marta Temido lembrou que hoje mesmo foi assinado um protocolo entre o Instituto de Medicina Molecular, a Sociedade Francisco Manuel dos Santos e a Cruz Vermelha Portuguesa, “que possibilita o acesso a 3.500 testes por dia”.

A Ministra da Saúde recordou que Portugal tem sido, de forma constante, o sétimo país na UE que mais testes realiza. Defendeu, ainda que a estratégia defendida pela Organização Mundial da Saúde de testar, identificar os casos positivos e tratá-los precocemente, será para manter.  

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 16/09/2020

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023