
Governo lança Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio.
O Ministério da Saúde apresentou esta quinta-feira, numa sessão online, o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio com o objetivo de reduzir a taxa de suicídio em Portugal.
https://www.youtube-nocookie.com/watch?v=IyXe9mV4XFA
A iniciativa foi lançada no dia em que se assinala o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, dia 10 de setembro, e visa mudar atitudes em relação ao suicídio e à doença mental, aumentar a literacia em saúde mental e lutar contra o estigma e incentivar ao pedido de ajuda às pessoas em risco para reduzir o número de suicídios em Portugal.
A sessão de abertura do Webinar esteve a cargo da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, que sublinhou que “o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde assumem o suicídio e os comportamentos suicidários como um grave problema de saúde pública”. Importa referir, também que a saúde mental foi assumida pelo Governo com um compromisso para a próxima década.
A DGS, através do Programa Nacional para a Saúde Mental, relança o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. Na forma conseguida ou tentada, este é um problema de saúde pública que representa um grande desafio em todo o mundo. Em Portugal, cerca de três pessoas morrem por suicídio a cada dia, e muitas mais tentam fazê-lo. Este fenómeno não escolhe classes, género, idade ou região geográfica, alertaram os vários oradores presentes neste webinar que apresentaram três projetos que integram já a rede de parcerias do Plano.: setembro mês da prevenção do Suicídio, vocacionada para a prevenção na comunidade e promovida pela ARIS Planície, no Alentejo, o estudo sobre a Prevenção do Suicídio na Rede Ferroviária Nacional, desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia, e o Plano de Prevenção do Suicídio que a Universidade do Porto promove junto da população académica.