
Numa semana, a aplicação móvel gerou 18 contactos para o SNS 24.
Uma semana após o seu lançamento, a aplicação móvel StayAway Covid foi descarregada já por 660 mil portugueses. A revelação foi feita esta tarde pelo presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC), responsável pelo desenvolvimento da app, no decorrer da apresentação efetuada no âmbito da 11ª reunião técnica de acompanhamento da “Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal”, que decorre esta tarde, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Portugal é o nono país a implementar esta tecnologia e a Europa está na linha da frente destes sistemas, considerou o mesmo responsável. Para José Manuel Mendonça será inevitável o lançamento de “uma app mundial para a covid-19”, constituindo a interoperabilidade nos mercados europeus um dos próximos desafios.
Ainda no decorrer da reunião, o presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde revelou que já houve 18 contactos para o SNS24 em função dos alertas emitidos pela aplicação.
Luís Goes Pinheiro apresentou um ponto de situação sobre os sistemas informáticos desenvolvidos para a covid-19. Ainda antes da app, o sistema Trace Covid tem permitido aos médicos monitorizar os sintomas de doentes e contactos em isolamento em casa. Até ao momento já houve mais de um milhão de utentes registados na plataforma e mais de dois milhões de contactos de vigilância.