sns-container
SNS-Print

Quarentena deixa de ser obrigatória em centros de acolhimento.

Com o início das aulas, as crianças que cheguem a centros de acolhimento vão deixar de estar obrigadas ao isolamento profilático, anunciou hoje, a Diretora-Geral da Saúde durante a conferência de imprensa de balanço da pandemia da Covid-19 em Portugal.

“Uma vez que, com o início das aulas, a comunidade para onde estas crianças vão é uma comunidade aberta ao exterior, as crianças vão ficar isentas de ficar em qualquer tipo de quarentena”, explicou Graça Freitas.

A norma atualmente em vigor prevê que as crianças que sejam retiradas às famílias tenham de cumprir 14 dias de isolamento quando chegam aos centros de acolhimento, mesmo com teste à Covid-19 negativo. A nova versão da orientação normativa vai ser divulgada “muito brevemente”, sublinhou a Diretora-Geral da Saúde.

Sobre o próximo ano letivo, Graça Freitas informou que está a ser ultimado um protocolo de resposta da saúde. O documento, que deverá ser publicado em breve, inclui orientações para as escolas e as autoridades de saúde, no caso de serem identificados casos suspeitos, casos positivos ou surtos em contexto escolar.

A Diretora-Geral adiantou ainda que o objetivo é “fechar o menos possível”, sublinhou, acrescentado que a decisão de encerrar escolas será tomada apenas em situações extremas.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 04/09/2020

Voltar

Últimas Notícias

SNS vai reforçar as ações de prevenção e tratamento da obesidade
11/12/2023
Estratégia Nacional para a Promoção da Saúde Renal e Cuidados Integrados pretende contribuir para a melhoria de cuidados preventivos e terapêuticos.
11/12/2023
Campanha de reciclagem de pilhas e equipamentos elétricos na fase final.
11/12/2023