
Cuidados de Saúde Primários são a prioridade para 2021.
A prioridade do Orçamento da Saúde (OE) para 2021 será focada no reforço dos Cuidados de Saúde Primários, revelou hoje, em entrevista à TSF, a Ministra da Saúde. “Os centros de saúde vão ser reforçados, aproveitando as verbas do programa europeu de recuperação económica”, sustentou Marta Temido revelando os temas principais na preparação do Orçamento para o próximo ano.
Reforço nos cuidados primários em 2021
A Ministra adiantou que os cuidados de saúde primários vão ter mais valências, “especialmente na área do diagnóstico e na capacidade de os médicos de família visitarem doentes em lares e outros equipamentos semelhantes”.
Construção de mais de 5 mil unidades para a rede de cuidados continuados
Na mesma entrevista, Marta Temido referiu que outra prioridade do Orçamento do próximo ano será a conclusão da rede de cuidados continuados, que envolve a construção de mais de cinco mil unidades, que serão geridas por privados ou pelo setor social, em serviços contratualizados com o Estado.
Questionada sobre a compra de uma futura vacina da Covid-19, Marta Temido mencionou as dificuldades da negociação que já começou, a nível europeu, para a compra em bloco da futura vacina, referindo que ainda não existem perspetivas temporais relativamente às vacinas. “São negociações onde Portugal está representado pelo Infarmed, e cujas perspetivas são ainda pouco claras”, concluiu.